Esta quinta-feira foi especial no CFJL. O Dia do Estudante foi celebrado com presentes, lançamento da campanha Vale a Pena, homenagens, inauguração do espaço GEBM, premiação da Ginclogemann, e recreio prolongado.

A campanha Vale a Pena é de incentivo e apoio aos estudos, em especial para alunos da 9ª série e ensino médio que participam do MISSU – programa de apoio e preparação para o vestibular, ENEM, e outros processos seletivos estudantis. A proposta é de lembrar que vale a pena estudar, se dedicar, treinar e responder as questões e simulados do MISSU todos os dias, para atingir seus objetivos.

O Grêmio Estudantil Borges de Medeiros prestou uma homenagem com a canção “Dia Especial”, com participação das alunas Laura Malaquias e Bruna Ruschel, e mensagem lida pela aluna Carol Turra. Em seguida, o grupo realizou a inauguração do espaço GEBM.

A mensagem do vice-diretor Olmiro Ribeiro Junior foi relacionada à campanha Vale a Pena e ao dia do estudante. Leia:

“Parabéns pelo dia do estudante! Toda a escola existe, respira e funciona pela tarefa de estudar. ‘Tudo vale a pena quando a alma não é pequena’. (Fernando Pessoa)

E a compreensão de alma na sua origem e simbologia remete ao nosso fôlego de vida, ao que permanece do que somos. Sendo assim, o que permaneceu de:

Sócrates... Que nunca se sabe de mais, que a busca do conhecimento nos torna pessoas humildes. Por isso ele ensinou: ‘Só sei que nada sei’, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.

Jesus: Que precisamos amar as pessoas, pois é o que temos de mais precioso na vida:Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros’.

Mahatma Gandhi: Queria viver numa sociedade justa e não violenta, que respeitasse o direito a vida e a dignidade. O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.

O que permaneceu de nossos antepassados, e o que vai permanecer de nós...?

         Assim, vale a pena estudar, conhecer e conviver.

Para muitos colaboradores... Vale apena não tirar férias em julho, ou em janeiro e ficar arrumando a escola para receber os alunos. Para professores vale a pena passar horas corrigindo provas, mesmo que muitas vezes se desapontam pelo resultado, mas seguem inspirados e com esperança para retomar a matéria e promover uma oportunidade de resultado melhor. Para coordenação e direção vale apena transitar nos corredores, ficar na portaria, pelo pátio cumprimentando e conversando com vocês. Vale a pena entrar na sala de aula e receber os abraços, o carinho e o entusiasmo. Vale a pena ver a alegria nas viagens, competições, apresentações, retiros, acampamentos e formatura.

Para nós do CFJL vale a pena receber um bebê de 4 meses e acompanhá-la vendo se tornar um jovem alegre, inteligente e sonhador. Na escola vale a pena o estudo, o encontro, a aprendizagem. Tudo que faz com que nossa alma e vida não fiquem pequenas, mas perdurem e seja boa.

Para nós professores, colaboradores, coordenação e direção, vocês valem a pena!”