Os três trabalhos com a nota mais alta na classificação geral do 7º Fórum de Iniciação Técnico-Científica, realizado no dia 26 de agosto no CFJL, receberam premiação em troféus de ouro, prata e bronze. Veja quem são:

Trabalho Ouro: Travel Pack 4U, dos alunos Rafaela Catarina Rodrigues Gasparin e Arthur Schuvartz Linhares. O aplicativo tem como objetivo auxiliar os usuários em viagem, através da montagem de um pacote virtual de informações úteis, entre elas locais como restaurantes, mercados e outros estabelecimentos próximos ao hotel que o usuário escolher.

Trabalho Prata: Avaliação da Viabilidade da Utilização do Controle Biológico de Lagarta do Cartucho. Autor: Bruno Arnoldo Scheeren. A cultura do milho possui grande importância econômica na região em termos de alimentação animal. Trata-se do grão mais utilizado como fonte energética nas dietas de suínos, aves, bovinos entre outros. Da mesma forma a planta é usada na produção de silagem. A ocorrência de Lagarta do cartucho nas lavouras de milho tem causado sérios prejuízos. Várias formas de controle que podem ser utilizadas, sendo elas o controle químico com a utilização de inseticidas, controle biológico utilizando a vespa Trichogramma sp., parasitoide que destrói os ovos da praga, e a tecnologia BT, mais recentemente lançada no mercado de sementes. A utilização de vespas Trichogramma sp. promove um controle ecologicamente correto e é menos onerosa, já que não exige maquinário para a soltura dos insetos, tornando-se uma alternativa muito boa para o controle da lagarta, principalmente para pequenos produtores. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade da utilização de Trichogramma sp. comparado ao controle químico e BT. Os resultados obtidos apontam rendimento superior com o milho BT no experimento, porém o Trichogramma sp. mostra-se muito eficaz no controle da praga.

Trabalho Bronze: Aquisição de Suprimentos Através de Lotes de Compras, do aluno Rougles Longhi. O objetivo do trabalho é apresentar e propor uma nova forma de compra através de lotes de compra para um determinado grupo de itens. Este modelo tem como premissa baixar os custos embutidos na emissão de um pedido além de aumenta o poder de barganha junto aos fornecedores. Esta pesquisa visa analisar os impactos econômicos que com a implantação de novo modelo de compra pode auxiliar na redução dos gastos para obtenção de insertos e também tem a função de impedir que haja a irregularidade no abastecimento ou a falta de materiais o que ocasionaria perdas e paradas de produção. O método do estudo foi através de abordagem quantitativa e pelo procedimento de estudo de caso do almoxarifado. Os dados foram coletados através de consultas relatórios de históricos de consumo de insertos do período de setembro de 2014 até setembro de 2015.

O primeiro colocado também representará a Rede Sinodal na Mostratec 2016.