A juíza da 2ª Vara Judicial de Horizontina, Cátia Paula Saft, esteve conversando com os alunos do 9º ano e também do Ensino Médio, na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, no Auditório do CFJL.

A magistrada trouxe reflexões a respeito da “Ética e estudo: preparação para a vida", com o intuito de mostrar aos adolescentes o estudo e a ética como elementos fundamentais para a formação do ser humano, não só para o trabalho, mas especialmente para a vida em sociedade.

As competências do Juizado da Infância e Juventude estão no âmbito de processar e julgar causas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação complementar, inclusive as relativas a infrações penais cometidas por menores de 18 anos, além de questões cíveis em geral. Entretanto, alguns magistrados buscam aproximar-se das comunidades onde atuam, buscando a prevenção de atos infratores e desenvolvendo nos jovens o conhecimento e despertando também valores para a vida em sociedade.

“Desempenho esta atividade há um bom tempo e o intuito é colaborar com o nosso trabalho, não só na repressão, mas também na prevenção de atos infratores e no desenvolvimento da ética entre os jovens”, destacou Cátia Paula Seft.

Entre os assuntos abordados pela juíza, a motivação dos jovens na sua preparação para o mercado de trabalho; Esforço para alcançar os resultados; Onde buscar motivação para o estudo, alinhados ao princípio da ética não apenas do outro, mas de si mesmo.