Na última semana, as professoras Ligiane Beilke e Francine Freddo, das disciplinas de geografia e matemática, respectivamente, participaram do Encontro de Professores do Ensino Fundamental II, da Rede Sinodal de Educação. Foram dois dias de intensa preparação, no Colégio Martinus, em Curitiba, Paraná.

Na sexta-feira, 5, o encontro iniciou pela manhã com a fala do professor Dr. Rejinaldo Chiaradia, da Universidade de São Paulo, que falou sobre psicanálise e a adolescência como um fenômeno cultural. Na sequência, a especialista, professora Silvia Andri, também da USP fez considerações acerca da neurociência e falou sobre questões biológicas. Pela parte da tarde, o professor Dr. João Francisco Lopes de Lima, da UFF (Universidade Federal Fluminense) conduziu uma roda de conversa com discussões sobre todas as séries envolvidas no Ensino Fundamental II e considerações sobre o adolescer e o aprender. Já no sábado, 6, foram tratadas questões pedagógicas, com a professora Dra. Inge Suhr, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que abordou as metodologias ativas no Ensino Fundamental.

Para a professora Francine, os assuntos trabalhados no evento poderão proporcionar uma aprendizagem mais significativa, a partir do que aprenderam nas visões da psicanálise, da neurociência e das metodologias ativas. “O nosso objetivo em participar deste evento foi de entender melhor nossos alunos que estão em uma fase confusa, na qual várias coisas acontecem, tanto fisiologias, como sociais”, comenta a professora.