Na última semana, em cumprimento ao cronograma de atividades do projeto 5S's (Utilização, Ordenação, Limpeza, Padronização e Disciplina) e SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), foi realizado no CFJL/FAHOR Campus Centro, um treinamento para qualificação de auditores. Na oportunidade foram qualificados 11 colaboradores do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann para compor a equipe que está trabalhando em ações para executar os 5S's. Os colaboradores que participaram da qualificação atuam profissionalmente em diversos setores da instituição, seja no administrativo, operacional, limpeza, manutenção e outros. 

Durante a manhã em que foi realizado o treinamento, os participantes receberam as orientações do professor da FAHOR, Sirnei Kach. Foram abordados assuntos desde o início da auditoria, até o resultado final da avaliação de cada setor. Será um período de dedicação para os auditores, em que o que deverá prevalecer é imparcialidade e a responsabilidade.

O projeto da filosofia 5S’s faz parte do processo para implementação do SGQ no CFJL e na FAHOR. A primeira etapa desenvolve um trabalho de organização dos espaços, para facilitar a prática do sistema de gestão. Após um período de adequações, auditorias e monitoramento dos resultados, efetiva-se como processo implementado. Em paralelo a isso está sendo trabalhado um processo organizacional do SGQ, em que se controlam atividades e registros, com o intuito da melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Instituições. Essa iniciativa visa gerar um histórico de gestão do processo, com o objetivo de certificação a médio e longo prazo.