A Robótica Educacional é uma ferramenta de ensino e com metodologia que privilegia o trabalho em equipe e a resolução de problemas, além de oportunizar experiências de aprendizagem que efetivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos alunos.

No CFJL, as oficinas do Curso de Robótica acontecem para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, mas atendendo a um pedido dos pais e do interesse dos pequenos em atividades que envolvem tecnologia, essa aula foi possível também para o 1º ano. A professora do 1º Ano, Aline Silva dividiu seus alunos com a professora de Robótica, Elisete Klagenberg, na tarde desta quarta-feira, dia 12.

Para a professora Elisete, quanto mais cedo as crianças tiverem acesso à ferramentas ou atividades que desenvolvem habilidade de raciocínio, de lógica e o senso de equipe, mais rápido elas aprendem a trabalhar com a robótica e, também, conseguem absorver outras habilidades. “Hoje em dia, as crianças são bastante imediatistas e animadas. Com as atividades propostas nesta metodologia, elas aprendem que cada um é responsável por uma parte do todo, que todos terão sua oportunidade e aprendem a respeitar o tempo do colega. Eles ficam concentrados, ajudam uns aos outros e esquecem a pressa”, comenta a professora Elisete.

Com as orientações da professora e com o notebook mostrando o passo a passo, em meia hora de aula, os alunos do 1º ano já conheceram peças importantes, como motores, sensores, cabos e suas utilidades. Depois do robô / brinquedo pronto, eles tiveram orientações de programação para que o brinquedo funcionasse perfeitamente. “É um espaço de aprendizagem, que traz o lúdico, a criatividade e que desperta outros ensinamentos durante a aula. É fascinante como aprendem rápido”, afirma a professora Elisete.