O segundo semestre letivo sempre é desafiador, principalmente àqueles que estão se preparando para Enem e vestibulares. A preparação para esta etapa decisiva na vida dos estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann inicia antes mesmo de ele entrar no Ensino Médio. A escola preocupa-se e orienta os alunos na escolha do melhor caminho a seguir.

O CFJL utiliza diversas possibilidades de estudo. Além da teoria e oficinas em turno inverso, uma ferramenta que tem demonstrado bons resultados são as atividades virtuais, por meio de jogos e aplicativos. A escola percebe a tecnologia como uma aliada na educação, mas não basta ter o recurso, é necessário usufruir dele, e de maneira correta, de forma que a tecnologia caminhe lado a lado com a educação. Esta é uma maneira de aproveitar o tempo em que os jovens passam em aparelhos eletrônicos e redes sociais, para facilitar o acesso às informações relacionadas ao estudo.

Para relatar um pouco da realidade da utilização da tecnologia pelos alunos do CFJL é possível usar como exemplo, os alunos do 2º ano A, Renata Marschner Costa, Bianca Paola Dahlem Staziaki, Natalia Roberta Branco Schaida, Waldemar Henrique Schmidt, que realizaram uma pesquisa com esta temática. Para os alunos, “há anos os métodos de estudo vêm se aprimorando, tornando-se mais convidativos e interessantes para os jovens, ajudando-os a estudar de maneira diferente e criativa”, afirmam os alunos.

A pesquisa foi proposta pelos alunos como trabalho para a Escola Aberta, evento com mostra de projetos, que ocorreu na primeira quinzena de julho. Os alunos elaboraram um questionário, sendo que obtiveram 118 respostas, de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Dentre os pontos analisados, estão as maneiras de estudo e quais as ferramentas online mais utilizadas pelos alunos.

Vale destacar que 51,7% dos respondentes afirmam ler livros e fazer atividades propostas em sala de aula. Seguido de 35,6% os alunos que preferem assistir vídeo aulas e 9,3% que fazem leitura na internet. Com isso, nota-se um número elevado de alunos que já utilizam ferramentas tecnológicas para o estudo, porém, sem deixar de lado as ferramentas consideradas “tradicionais”.

Já relacionado aos sites e aplicativos escolhidos como opções para a pesquisa, o MISSU – Missão Universitário é o preferido entre os alunos, com 47,5% das respostas, seguido por aqueles que preferem não utilizar métodos online de estudo. Na pesquisa, o grupo também analisou aplicativos como o YouTube, G1 Enem, Brainly e Geekie Games. Vale lembrar que o CFJL utiliza desde 2016 o aplicativo MISSU como preparação para Enem e vestibular. Este aplicativo conta com questões diárias, além de simulados realizados periodicamente.