Na manhã da terça-feira, dia 5, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Horizontina participaram juntas de uma Hora Cívica, na Praça Municipal 25 de Julho.  A atividade faz parte da programação da Semana da Pátria, organizada pela Administração Municipal. Estiveram presentes alunos, colaboradores e direção das duas escolas, representante do Executivo Municipal e servidores. 

A execução do Hino Nacional Brasileiro, para o hasteamento das Bandeiras foi realizado pela Orquestra do CFJL. Na sequência, o vice-diretor do CFJL, Olmiro Ribeiro Junior realizou uma reflexão, junto com os alunos do Grêmio Estudantil Borges de Medeiros – GEBM, Fidel Arthur Franco dos Santos e Paola Taline Christmann. A reflexão apontou para algumas dificuldades enfrentadas pelos brasileiros, utilizando trechos de músicas para exemplificar algumas situações.

A APAE emocionou os presentes, com a apresentação intitulada “Quebrando Barreiras”, que fez referência às dificuldades enfrentadas pelos excepcionais, mostrando que assim como as outras pessoas, essas dificuldades são enfrentadas. Com isso, os alunos mostram que são capazes.

Para encerrar as apresentações da manhã, a Orquestra de Câmara, do qual fazem parte alunos CFJL/FAHOR, apresentaram um arranjo das canções Vira virou e Heathens. O regente do grupo é o professor Cleverton Rudinei Stroher.

Neste ano, as temáticas abordadas a nível nacional fazem referência ao centenário da morte do médico paulista, Osvaldo Cruz. O tema do Rio Grande do Sul está relacionado à uma tradição mantida pelos gaúchos,  sendo os 70 anos da Chama Crioula e a 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Já a nível municipal, o tema fala de um ambiente que faz parte da história de Horizontina, um espaço muito importante para a comunidade: O Centro Cultural Frederico Jorge Logemann.

Também foi destaque do momento, os 500 anos da Reforma Luterana, comemorado neste ano. Em 1517, Martinho Lutero transformou os costumes e o pensamento da sociedade, a partir de seus estudos e reflexões. Assim como Lutero fez transformações na sua época, neste momento, o povo brasileiro também precisa resgatar atitudes de ética e educação.