Na última semana, os alunos do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann participaram da Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo. O trabalho ECOcar foi desenvolvido pelos alunos Gustavo Marrones Santos Parreira, Henrique Proes Gerhardt, Sabrina Stamm, Talissa Gabriela Domanski e Vinícius Hettwer Schwingel, com a orientação da professora Diane Raquel Zientarski.

O projeto representou a Rede Sinodal de Educação, por obter a maior pontuação entre os trabalhos apresentados no o 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. A apresentação, tanto no Fórum, como na Mostratec foi realizada pelos alunos Vinícius e Henrique, que foram acompanhados pela professora Diane.

Na Mostratec, a maioria dos trabalhos era de alunos de nível técnico, o que destacou ainda mais a participação dos alunos do Ensino Médio do CFJL. O momento permitiu que os alunos, além da troca de experiência científica, pudessem fazer novas amizades e ter contato com outras culturas, de diferentes países.  Houve até troca de lembrança.

Para Henrique e Vinícius, a participação em eventos como o Fórum e a Mostratec só fortalece e contribui para buscar ainda mais conhecimento. Os alunos orgulham-se em saber que eles foram os primeiros estudantes de uma escola de Ensino Médio a participar da Mostratec. “Recebemos muitas dicas, surgiram muitas ideias de novas tecnologias, que podem ser aplicadas no nosso projeto, se caso continuar. Tivemos a oportunidade de trabalhar nosso inglês e espanhol e tivemos uma integração cultural muito grande com estudantes de outros estados e países”, destacam os alunos do 3º ano.

A professora Diane comenta sobre a importância de continuar participando de eventos científicos e que mesmo não tendo sido premiado, o ECOcar foi convidado para participar de outros eventos, como uma feira no estado do Pará, no final de novembro e em Entre Rios, na Argentina, em março de 2018. “Não fomos premiados na Feira,  mas os convites mostraram que estamos no caminho certo, visto que em nossa categoria os outros estudantes que tiveram seus projetos premiados nos deram dicas e nos motivaram a participar e submeter o projeto para outras feiras”, relata a professora.

O projeto do quadriciclo possuía inicialmente um toldo e dínamo para gerar energia em períodos noturnos. Em uma nova etapa pensando em uma tecnologia para geração de energia mais limpa, os alunos agregaram uma placa fotovoltaica, bateria e motor. Por ser uma estrutura pesada e com um motor de pouca potência, não foi possível mover o quadriciclo com pessoas, apenas o próprio veículo. Se utilizado material mais leve e uma bateria com maior capacidade seria possível mover o carrinho com pessoas. 

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