O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann se destaca pelo incentivo à música. São oferecidas aos estudantes diversas opções de oficinas neste sentido, para que cada um possa demostrar seu potencial, com a área da música que mais lhe interessa. Entre estas possibilidades estão as Oficinas de Violão, ministradas pelo professor Laerte André Massirer, que possui Licenciatura em Música e Pós-graduação em Educação Musical.

Participam das oficinas 25 alunos, entre o 3º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio, divididos em sete turmas. Aprender a tocar um instrumento musical pode auxiliar o estudante de diversas maneiras, pois além de adquirir conhecimento, é possível trabalhar várias questões importantes para o seu desenvolvimento, como: apresentação em público, trabalho em equipe, respeito com os colegas e aprender a conservar materiais de uso coletivo.

O professor Laerte relata que nas oficinas, os estudantes trabalham aspectos técnicos do instrumento, como ritmos e acordes e aspectos teóricos, que estão inseridos dentro de um repertório musical variado e elaborado em conjunto, onde se respeita os gostos musicais de cada um. “Ainda é possível destacar a importância do aprendizado musical no que diz respeito à construção de uma rotina de estudos, bem como os benefícios das aulas musicais em grupo, que proporcionam ao estudante uma ampla noção de respeito ao espaço individual e convivência em grupo”, destaca Laerte.

n 1470Grupo da Oficina de Violão durante apresentação no Natal Fantástico de Horizontina