Nem todas as crianças são iguais, algumas são mais ativas, outras mais calmas, algumas preferem atividades externas, outras em sala de aula. Com o período de adaptação na escola não poderia ser diferente, cada aluno possui o seu tempo e reage de acordo com sua personalidade.

A ansiedade neste momento não é apenas dos pequenos, para muitos pais e/ou responsáveis os primeiros dias também são difíceis, mas é preciso entender que este é um período de adaptação para ambos, e que os pontos positivos para a criança são muito maiores do que a preocupação dos primeiros dias.

Cecília de Sá Roehrs, de 2 anos, é aluna da Educação Infantil do CFJL. Seus pais, Andréia de Sá Roehrs e Franciel Roehrs relatam que Cecília entrou para a Educação Infantil com 5 meses de idade e escolheram o CFJL por confiar no trabalho realizado pela escola. “A ansiedade não foi apenas da Cecília, lidamos com uma insegurança muito grande, o medo diante desta nova fase, choros e questionamentos. Acredito que o diferencial neste momento foi o acolhimento que tivemos neste ambiente escolar. Nos primeiros dias a Cecília estranhou o ambiente e as pessoas, apresentou longos períodos de choro e a recusa em tomar mamadeira. Diante da compreensão das professoras e estagiárias e a confiança que passavam a nós pais, em poucos dias ela foi se adaptando a esta nova fase, criando vínculos com as professoras e colegas, demonstrando gosto por lá estar, e assim nos trazendo tranquilidade”, comenta Andréia.

Andréia e Franciel deixam um recado às famílias que estão passando por este período de adaptação: “Acreditamos que seja essencial que os pais estabeleçam uma relação de confiança com a escola e professores que conduzirão seus filhos neste importante momento. Que suas angustias sejam compartilhadas, suas dúvidas esclarecidas e que acima de tudo, acreditem que lá seus filhos estarão bem cuidados e felizes” relatam.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Rosemeri Henn, não existe um tempo determinado de adaptação. “Temos que respeitar o tempo da criança. Em geral, dura entre uma ou duas semanas, mas depende da criança, da família e de suas experiências anteriores”, relata Rosemeri. A professora também deixa algumas sugestões para os pais:

- Envolver a criança nos preparativos para ir à escola, como arrumar a mochila. Isso faz com que ela perceba que está sendo cuidada, que se sinta participante;

- Preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar, fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amigos, pintar, ir ao parquinho;

- Despedir-se sempre, mas não ficar repetindo a fala: “Agora o/a pai/mãe vai ir... Tchau, tchau”.

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