O incentivo às novas descobertas, à pesquisa e à curiosidade faz parte do projeto desenvolvido na 3ª série do CFJL. O“Pequenos Cientistas” estimula a experimentação como forma de aprender e ensinar ciências, para que desde cedo eles tenham contato com substâncias diferentes a cada trabalho apresentado e a cada surpresa trazida pelos colegas.

A atividade motiva a pesquisa de experiências, o uso de materiais diversos, eles aprendem a observar as quantidades utilizadas de cada produto, termos científicos e se divertem!

Neste ano, a 3ª série tem a professora Daniela Hammes e nesta terça-feira, foi apresentada a primeira experiência da Turma, com a aluna Milena Reckziegel. A experiência chamada “Sangue do Diabo” não tem nada de maldade. A mistura de fenolftaleína e água e depois, de amoníaco e álcool transforma o líquido branco em cor de rosa. Ao ser jogado em roupa branca, dá um susto, pois muitos pensam que vai manchar. Porém, depois de um tempo, essa mancha desaparece completamente. A explicação se dá porque o amoníaco e o álcool evaporam facilmente, e a fenolftaleína volta a ficar incolor. 

n 1497

n 1498