Uma das práticas do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann para os estudantes do Ensino Médio é o tradicional Provão. Realizado três vezes ao ano, no segundo trimestre é quando os alunos têm, além das questões objetivas, a redação. Nesta edição, no sábado, dia 25, foi realizada a prova de redação e na segunda-feira, dia 27, foram aplicadas as questões objetivas.

Os Provões têm como objetivo aproximar e preparar os estudantes para a prova do Enem. Isso porque as competências cobradas no Provão são as mesmas do Enem, assim como várias produções e atividades realizadas em sala de aula. É por meio do Provão que os alunos se familiarizam com as provas, aprendem a administrar o tempo, a controlar a ansiedade, conhecem seus pontos fortes e fracos e definem estratégias para a resolução das questões. É muito melhor descobrir dificuldades quando se faz o provão, do que quando se faz o Enem.

No que se refere ao destaque desta edição, que é a redação, a coordenadora do Ensino Médio, professora Maria Aparecida Berwanger de Andrade, afirma que os textos são corrigidos de acordo com as exigências do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e que os estudantes são preparados para isso. “Fazer um texto que se enquadre no que é pedido, ou seja, tirar a nota máxima não é sorte, é escrever um texto que cumpra a sua função”, relata a professora.

n 1730

n 1731