Na última semana, o vice-diretor do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Wilson Hirt, participou do 88º Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação, realizado em Novo Hamburgo. A direção do CFJL participa anualmente deste e de outros encontros promovidos pela Rede, com o objetivo de buscar atualização e compartilhamento de informações, tendo em vista os excelentes e produtivos debates e palestras propostos nos eventos.

Um dos primeiros temas debatidos foi a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que envolve todas as escolas públicas e privadas. A temática foi abordada pela consultora educacional e palestrante, Priscila Boy. Outra temática, abordada pela advogada Simone Stoffel, foi a Lei Geral Proteção de Dados, pois atualmente, os dados são tratados como produtos e, até mesmo comercializados. Por isso, a importância de se proteger das mais diversas situações de uso e fornecimento de dados, tanto pessoais como das empresas.

Outro debate importante foi sobre a segurança nas escolas, com o também Advogado, Irany Bernardes de Souza, que destacou como a escola deve ser um lugar de prevenção, cuidado, atenção e autoridade. O palestrante apresentou os dados de uma pesquisa, que aponta a responsabilidade de cada um, relacionado à segurança: 60% é de responsabilidade do indivíduo, 20% do estado e 20% da escola. “Também precisamos incentivar a segurança nos alunos, esclarecer, informar, deixá-los seguros das situações de perigo, que são várias, como por exemplo: trânsito, drogas, incêndios, sequestros, atentados e tantos outros”, comenta Wilson, vice-diretor do CFJL.

Além destas temáticas, também foram compartilhados os eventos docentes e discentes, organizados pela Rede Sinodal de Educação, para o ano de 2019.

n 1884