O professor Fabrício Desbessel, que também atua como Coordenador Administrativo e de Tecnologia de Informação do CFJL e FAHOR, concluiu no dia 15 de julho, o Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações, na URI, Campus Santo Ângelo. A dissertação de mestrado teve o título “Indicadores de Gestão para Instituição de Ensino Filantrópica”. 

O estudo foi realizado na ISAEC – Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, mantenedora do CFJL e FAHOR e foi aplicado em todas as suas mantidas, que totalizam 31 instituições de ensino. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Rosane Maria Seibert, da URI e a banca contou com a participação da professora Dra. Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, da URI e, como avaliadora externa, a professora Dra. Clea Beatriz Macagnan da Unisinos, que aprovaram a dissertação com Conceito A.

De acordo com o professor Fabrício, a necessidade das instituições de ensino filantrópicas se manterem competitivas em relação às instituições privadas, especialmente as que oferecem EAD, exige uma gestão cada vez mais apoiada em indicadores, visando sempre a tomada de decisão apoiada por fatos, dados e com mais agilidade. “Esse estudo resultou em três produtos, sendo uma lista de 41 indicadores que as instituições poderão utilizar para apoiar a tomada de decisão; um software que, por meio de painéis exibe os índices desses indicadores propostos, e que pode ser acessado de qualquer computador e também em forma de aplicativo de smartphones e tablets, e por fim, um manual com orientações de utilização deste software e da compreensão dos indicadores”, destacou Fabrício.

Ao final da banca avaliadora foi sugerido que o estudo tenha continuidade e que o software seja patenteado e torne-se um produto que possa ser comercializado em outras instituições de ensino.

n 1923