A carta é considerada o meio de comunicação mais antigo do mundo e, como gênero textual, possui uma estrutura mais rígida que um bilhete, por exemplo. Os alunos da 4ª série, com a professora Caroline Daiana Neitzke Dreger estudam os gêneros textuais e para conhecer de perto o gênero carta, os estudantes foram até os Correios para verificar também o que é necessário e qual o processo para enviar uma carta. Os alunos puderam enviar as cartas que produziram e tirar dúvidas com os funcionários dos Correios. 

A proposta desenvolvida pela professora Caroline foi de que cada estudante escrevesse uma carta e enviasse para um colega, mas não sabiam de quem iriam receber a carta. 

No ambiente dos Correios, os alunos tiraram dúvidas em relação à distância que as cartas podem chegar, se podem ir para outros países, como funcionam as questões de transporte de produtos que compram pela internet. Carolina ressalta o interesse, a animação e a curiosidade dos estudantes com o assunto. “Também sobre o pouco uso das cartas hoje em dia, eles lembraram dos produtos que compram pela internet e recebem pelos Correios, sendo que a maioria deles já havia utilizado este tipo de serviço em alguma situação”, relata a professora.

n 1928

n 1929

n 1930