O grupo de estudantes que representou o Curso Técnico em Informática CFJL/FAHOR/Tecnicon no 10º Fórum de Iniciação Científica da Rede Sinodal retorna do evento com troféu e medalhas de 1º lugar na categoria dos Cursos Técnicos.

O grupo formado pelos estudantes Alisson Ricardo Staniek, Ígor Paslauski Pedroso de Oliveira e Willian Rafael Wozniak foi orientado pelo professor Paulo Marcelo Bechaire e apresentou a proposta de um Software de Auxílio Culinário.

Fernanda Raquel Decker, Giovana Bachmann da Silva e Maria Fernanda Abel Schirmer apresentaram o projeto Plástico Biodegradável, que tem como proposta combater a poluição do meio ambiente, causada pelo plástico, objetivando reduzir a poluição plástica, por meio da produção de um plástico biodegradável a partir do reaproveitamento da casca da laranja. Orientado pela professora Diane Raquel Zientarski.

O projeto Reutilização de Garrafas Pet no Meio Rural, também orientado pela professora Diane, objetivou uma proposta de reutilização de garrafas pet em bebedouros para animais. Tem por objetivo mostrar uma maneira para contribuir para a diminuição do lixo, reutilizar materiais no meio rural, mostrar a importância da água acessível para os animais e a construção do bebedouro com garrafas pet.

Todos os grupos tiveram o acompanhamento da professora Diane, que os auxiliou nos ensaios das apresentações com os alunos em horários diferenciados e ajudou-os na formatação dos trabalhos para se adequar às normas do evento. “Essa explanação do projeto dentro dos critérios que foram avaliados colaborou bastante para que tivéssemos esse destaque.”, comentou o professor Paulo.

O trabalho premiado apresentado foi a proposta de um software que indica receitas a partir dos ingredientes disponíveis pelo usuário no momento. O objetivo é otimizar o uso dos produtos existentes em casa aliando a uma boa alimentação e à diminuição do consumo de alimentos já processados.  "O programa busca um alimento que possa ser feito através do conteúdo que o usuário tenha em sua casa, para realizar o preparo com esses mesmos ingredientes presentes. Neste processo, quando o usuário informar os alimentos que possui, o programa deverá retornar alguma receita que se encaixe com os dados anteriormente informados, também mostrando o tipo de instrumento necessário a utilizar para fazer esse processo, dando explicações de passo a passo separados, para que se possa realizar essa busca de receitas”, informou o grupo de estudantes.

O projeto de Software de Auxílio Culinário foi realizado com a prática do conteúdo aprendido em aula, onde, até o momento de sua confecção foi possível desenvolver o protótipo e discutir como isso seria em uma versão funcional usando banco de dados e buscas reais. Utilizou-se para tanto o conteúdo aprendido principalmente nas aulas de Análise, Algoritmos e de Programação em Java I.

Veja mais fotos no álbum do 10º Fórum.

n 1958 7

n 1958 1

n 1958 2

n 1958 3