No CFJL, a escola se faz e se consolida com a participação de todos. Para os estudantes, a voz ativa, o incentivo à liderança e desenvolvimento do senso crítico vem de diversos meios. Uma das propostas com excelentes resultados são os pré-conselhos, realizados no final de cada trimestre e, desta vez, online. Cada turma pode debater assuntos para a melhoria constante da escola, acompanhados pela orientadora educacional, a psicóloga Aline Riffel.
Em pauta, a avaliação da turma, como estão as aulas - especialmente neste momento de atividades domiciliares, sugestões de melhorias para professores e a escola como um todo. Aline explica que além deste momento ser extremamente importante para a escola e para os estudantes, se destaca por ser um processo de exercício participativo e de desenvolvimento do senso crítico e da cidadania. “É uma experiência de formação e desenvolvimento dos estudantes, em relação a sua criticidade e análise de mundo”, afirma.
A estudante do 1º ano B, Letícia Andrejeski iniciou seus estudos no CFJL neste ano e, mesmo com poucas atividades presenciais, já carrega boas lembranças, expectativas e evoluções pessoais e da sua turma. “Fiquei muito feliz com a participação da minha turma no pré-conselho e sobre as conclusões que chegamos, tanto em pontos bons como em pontos ruins”, relata.
Letícia também relata as evoluções da turma, mesmo em ambiente virtual. “No início do ano nossa turma era bem mais tímida, tanto uns com os outros, como com os professores. Com o tempo isso foi mudando e hoje conseguimos interagir com todos de uma forma produtiva. Infelizmente, com toda a pandemia tivemos pouco tempo de convivência presencial, mas já pude ver que estou em uma ótima turma, com pessoas que se ajudam e se preocupam com seus colegas e estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros”, comenta a estudante.