Emoção e alegria marcaram o espetáculo de abertura das festividades dos 80 anos do CFJL. O evento foi realizado dia 24 de outubro no Ginásio Municipal de Esportes Édio Stoll. Inicialmente, a direção da escola agradeceu a toda comunidade pro receber, acolher e manter com carinho e respeito a história de dedicação do CFJL à formação integral de seus alunos. O Grêmio Estudantil Borges de Medeiros, representado pelo aluno Bernardo Scheunemann, em sua mensagem, agradeceu aos pais que confiam a educação de seus filhos ao CFJL, e destacou o orgulho em ser CFJL. O prefeito Nildo Hickmann também se pronunciou falando sobre a importância da escola para a cidade de Horizontina.

Em seguida, foi apresentado o selo comemorativo aos 80 anos, criado pelo designer Roberto Gerhardt: uma pessoa segurando um livro aberto, representando a busca constante pela educação e o ensino humanístico oferecido pelo CFJL.

No palco, quando o colorido das luzes iniciou, a plateia já entrou no clima de alegria e imaginação, com o espetáculo Kaika, da Cia Burzum, de Santo Ângelo. Os artistas talentosos, os figurinos cativantes e a interação com o público encantaram a todos, que se divertiam e aplaudiam a cada nova cena. Este foi o primeiro de dezenas de eventos programados pela instituição para comemorar o aniversário de 80 anos.