O CFJL oportuniza aos alunos do curso normal a observação da prática pedagógica nas séries iniciais e também a aplicação de planos elaborados nas aulas de Didática.

Em uma das atividades, a normalista Samara Consolata Dornelles, acompanhada pela professora da 3ª série B, Isabel Cristina Nagorny, aplicou o plano de aula da disciplina de Ciências e Música. A prática foi realizada no Laboratório de Ciências da escola. Primeiramente todas as crianças realizaram a experiência “A Mágica do Lenço Seco”, sendo questionadas acerca da existência do ar, que espaço ele ocupa e como podemos provar que ele realmente existe mesmo que não possamos vê-lo. Após realizaram o registro escrito relatando suas próprias conclusões. Os alunos ainda realizaram uma experiência com uma flauta doce. 

“A união do curso normal com as séries iniciais traz muito crescimento e desenvolvimento para ambos os cursos. São nesses momentos que teoria e prática, experiência e novas ideias, conhecimento e curiosidade, se fundem em busca da excelência na educação”, conclui a professora Isabel.