Nos dias 21 e 22 de agosto, os alunos Gabriel Cavalheiro Ullmann e José Kamm Fantinel representaram o CFJL na 6ª edição do Fórum de Iniciação Tecno-Científica da Rede Sinodal, realizado no Colégio Evangélico Panambi (CEP). O evento tem por objetivos incentivar a pesquisa nos cursos profissionalizantes e possibilitar que alunos demonstrem os projetos e trabalhos que criam durante o curso técnico.

Os alunos participantes do fórum montam um stand e ficam à disposição de visitantes para demonstrar a pesquisa ou projeto desenvolvido e também realizam uma apresentação pública em auditório com a presença de todos os participantes do fórum, autoridades, avaliadores e população em geral.

Gabriel e José apresentaram o trabalho “Aponta Entulho”, que tratou do desenvolvimento de um site para a população apontar, em um mapa, onde existe entulho na cidade e automaticamente os órgãos responsáveis serem notificados, além de possibilitar traçar rotas de recolhimento que podem ser utilizadas para direcionar a equipe de recolhimento evitando passar em locais desnecessários, desperdício de combustível, perda de tempo, entre outras vantagens. O trabalho foi desenvolvido por toda a turma de formandos do Técnico em Informática, na disciplina de Projeto Prático que busca sempre desenvolver um projeto do início ao fim e que tenha cunho social. Os projetos foram orientados pelos professores Fabrício Desbessel e Paulo Marcelo Bechaire e com o auxílio do técnico Felipe Andriel de Souza.

Participaram do evento as 14 instituições da Rede Sinodal que oferecem ensino profissionalizante. Em 2016, o 7º Fórum será sediado pelo CFJL, nos dias 26 e 27 de agosto.