Design Thinking para Educadores tem Versão Brasileira

 No livro Design Thinking Brasil, os autores Tennyson Pinheiro e Luis Alt ressaltam que o DT deve ser considerado como uma “abordagem” e não como uma metodologia. Não se trata de apresentar uma fórmula pronta e estática. As etapas do DT permitem releituras e remixagens a partir das demandas de quem as usa.

Quem popularizou o DT foi a empresa americana de design e inovação IDEO, de Palo Alto, na Califórnia, região hoje denominada Vale do Silício por abrigar boa parte das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo. A IDEO é autora deste material, lançado em 2012, Design Thinking for Educators

Fases do processo Design Thinking

O DT é divido em cinco etapas:

1. DESCOBERTA – Eu tenho um desafio. Como posso Abordá-lo?
2. INTERPRETAÇÃO – Eu aprendi alguma coisa. Como posso interpretá-la?
3. IDEAÇÃO – Eu vejo uma oportunidade. Como posso criar?
4. EXPERIMENTAÇÃO – Eu tenho uma ideia. Como posso concretizá-la?
5. EVOLUÇÃO – Eu experimentei alguma coisa nova. Como posso aprimorá-la?

Material

Clique nos links abaixo para baixar os materiais do DT

- Livro Completo

- Caderno de Atividades (Em branco)

- Caderno de Atividades (Exemplos)

 

Acesse o site Design Thinking para Educadores (http://www.dtparaeducadores.org.br/) para saber mais sobre esse novo jeito de pensar e elaborar problemas.

 

REFERÊNCIAS:

KALENA, Fernanda. Design Thinking para Educadores em português. Disponível em: <http://porvir.org/design-thinking-para-educadores-em-portugues/>. Acesso em 06 abr 2016.

Design Thinking para Educadores. Disponível em: <http://www.dtparaeducadores.org.br/site/>. Acesso em 06 abr 2016.

Esse post foi uma sugestão de:
Profª. Ma. Marlene Bieger
Coordenadora de Pesquisa,Iniciação Cientifica e Projetos
Avaliadora Ad Oc MEC/INEP
Fahor - Horizontina RS