Quando se pensa em matemática para o Ensino Médio são poucas as possibilidades de práticas lembradas. Com uma atividade diferenciada, proposta pela professora Darciane Inês Mombach Kremer, os estudantes do 3º ano A do CFJL foram desafiados a identificar as formas geométricas em seus corpos e a partir de fórmulas, descobrir quantos metros quadrados de pele cada um possui.

Na atividade, os estudantes realizaram associações, observações, medições e cálculos.  Os estudantes contaram com o auxílio da fita métrica para as medições do corpo e fórmulas trabalhadas nas aulas para transformar essas medidas em dados concretos, para posterior análise.

A professora Darciane afirma que a Geometria é considerada uma expressão antiga da matemática, que surgiu por necessidades práticas, principalmente para análise do espaço e utilização de formas geométricas. “A Matemática reveste-se de significado quando utiliza conceitos aplicáveis na vida diária, como a atividade realizada com o 3º ano. A atividade despertou nos alunos a curiosidade e mudanças significativas de interesse e entendimento do conteúdo, que apesar de nem sempre ser percebido, está presente no seu cotidiano”, comenta a docente.

Confira as fotos da atividade: albuns.cfjl.com.br

n 1679