Formação valorizou tradição, inovação, olhar humano, pensamento crítico e a força das conexões
Os dias 12 e 13 de setembro marcaram o encontro presencial de encerramento das Trilhas de Aprendizagem 2025 da Rede Sinodal de Educação (RSE), realizado no Instituto Ivoti, em Ivoti/RS. Após meses de estudos em módulos virtuais, gestores, coordenadores, orientadores pedagógicos e docentes reuniram-se para dois dias de intensas reflexões, oficinas, palestras e momentos de integração.
A manhã de sábado foi dedicada à apresentação dos trabalhos construídos em grupo no dia anterior, quando os participantes compartilharam experiências e aprendizagens nas três trilhas de estudo: “Inteligência Artificial e humanismo digital”, “Documentação Pedagógica” e “Liderança de alto desempenho”.
Conexões humanas e processos inteligentes
Na sequência, ocorreu a palestra “Conexões humanas e processos inteligentes: desenhando futuros possíveis na educação da Rede Sinodal de Educação”, conduzida pelo doutor em Teologia, professor Manfredo Wachs. Ele instigou os participantes a refletirem sobre o legado da Rede e a força das relações humanas no processo educativo.
Defendeu espaços de bem-estar humano, a construção do legado para estudantes e cidadãos e o pensamento crítico trabalhado desde cedo. “É preciso aprimorar o pensamento crítico mais cedo, não apenas a partir do Ensino Médio. Devemos promover o processo de reflexão e o discernimento de saber fazer escolhas o quanto antes possível com os estudantes. O que fazemos no presente, com vigor e paixão, se transforma num passado que recordamos, pois é a marca que fica.”
Wachs também valorizou a dimensão de “sinodalidade”, ressaltando que a Rede é mais forte quando se constrói em conjunto. “Essa caminhada fortalece relações e aprendizados numa visão sistêmica, olhando para além dos muros. A trilha da sabedoria não é dada, mas é um processo dialógico, de criatividade, de sensibilidade, de literácia digital, de aprendizagem visível e significativa, de planejamento, de avaliação, de ludicidade e de sustentabilidade. Para saber para onde queremos ir, precisamos ter clareza dos fundamentos, onde estamos, no que nos baseamos, quais são as nossas bases e princípios, do contrário caminhamos à toa.”
Encerrando sua fala, trouxe metáfora inspiradora sobre coragem e ousadia na educação. “Em comodidade e conformismos não se constrói rede. A teia de aranha não é perfeita e requer muito trabalho, mas cada ligação cria novas conexões. Que todos tenhamos a coragem e a ousadia de ser e fazer a diferença.”
Olhares sobre a formação
A coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, destacou o fechamento da jornada formativa. “As Trilhas de Aprendizagem são uma proposta diferenciada para a formação, e o encontro presencial em Ivoti foi marcado como um momento de celebração de toda essa caminhada. Os trabalhos desenvolvidos pelos diferentes grupos ilustraram muito bem o que vivenciamos nesses dois dias especiais. Todos retornam para suas escolas com mochila mais cheia, mas não mais pesada: cheia de conhecimento e com novas possibilidades a partir do que foi construído em conjunto.”
Em sua segunda edição, as Trilhas de Aprendizagem consolidam-se como espaço de estudo, reflexão e construção coletiva. Ao longo de cinco módulos virtuais e do encontro final no Instituto Ivoti, a quem a RSE agradece pela acolhida e organização dos espaços, o programa buscou aliar tradição e inovação, fortalecendo a identidade da Rede Sinodal de Educação e preparando profissionais para os desafios da educação contemporânea.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester
A manhã de sábado foi dedicada à apresentação dos trabalhos construídos em grupo no dia anterior, quando os participantes compartilharam experiências e aprendizagens nas três trilhas de estudo: “Inteligência Artificial e humanismo digital”, “Documentação Pedagógica” e “Liderança de alto desempenho”.
Professor Dr. Manfredo Wachs: “Para saber para onde queremos ir, precisamos ter clareza dos fundamentos, onde estamos, no que nos baseamos, quais são as nossas bases e princípios, do contrário caminhamos à toa.”