Proposta Curricular

Certificação da Cambridge University Press 

O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann é certificado pela editora britânica Cambridge University Press, que oficializa a Escola como parceira educacional tendo em vista o compromisso com a qualidade de ensino da língua inglesa e por compartilhar dos princípios éticos educacionais e socioambientais da Editora.

A Cambridge University Press é a editora mais antiga do mundo em operação contínua e a segunda maior editora universitária do mundo. Suas publicações são acompanhadas por um Conselho que mantém o alto padrão de seus materiais, utilizados pelas melhores escolas do mundo.

O CFJL utiliza os materiais didáticos da Cambridge Press nas aulas de língua inglesa, através de um projeto inovador, para introduzir o ensino da segunda língua de forma eficaz e contribuir com a capacidade do estudante de se comunicar de forma plena. 

A implementação curricular da língua inglesa iniciou em 2020 com as turmas da Educação Infantil - Jardim 2 e com a turma de 1º série do Ensino Fundamental, em 2021. Com aulas ministradas pelas professoras Cintia Andreia Didio Hartmann, Rosângela Marschner e Lara Cansi, o estudante do CFJL aprende inglês de forma dinâmica e prática.

O ensino de inglês e os materiais da Cambridge University Press permitem ao CFJL desenvolver as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhecendo a diversidade linguística e a vivência com experiências de comunicação nos diferentes níveis de aprendizagem. Trazendo ao estudante a possibilidade de interação social adequada aos diferentes contextos, estando preparado para atender a todas as habilidades linguísticas previstas na BNCC.

Quais são as habilidades linguísticas previstas na BNCC? 

Em inglês, as quatro habilidades são chamadas de listening, speaking, reading e writing. A seguir, explicamos melhor o que cada uma delas significa para quem deseja se comunicar nessa língua. Acompanhe!

Listening

Essa habilidade se refere à capacidade de entender o que é dito em inglês, não só distinguindo palavras e frases, mas também compreendendo rapidamente o seu significado.
Para quem ainda não desenvolveu o listening, uma fala em inglês parece apenas uma série de sons embaralhados. Assim, é preciso treinar o ouvido para que eles comecem a ficar mais claros e a fazer sentido.

Speaking

Certamente a habilidade mais almejada por muitas pessoas que decidem estudar esse idioma, o speaking é a capacidade de falar em inglês. Trata-se de algo que demanda, além de um bom vocabulário, o aprendizado de novos fonemas para que seja possível pronunciar as palavras claramente, de modo a serem compreendidas pelos interlocutores.

Reading

O reading é a capacidade de ler textos em inglês. Essa é uma das habilidades linguísticas mais buscadas por quem trabalha com documentos redigidos em inglês, por exemplo, e quem faz cursos de mestrado e doutorado que exigem muitas pesquisas em fontes internacionais.
De modo geral, o reading amplia o acesso ao conhecimento, uma vez que permite ler desde jornais e posts em redes sociais a livros e artigos científicos estrangeiros.

Writing

Essa habilidade possibilita que a pessoa escreva em inglês, o que faz com que seus textos possam ser lidos por um grande número de pessoas ao redor do mundo.
Para tanto, é importante ter um bom conhecimento de gramática da língua inglesa para não correr o risco de passar uma mensagem equivocada devido a erros aparentemente simples, como a ordem de cada elemento de uma frase, por exemplo.

Cambridge

 

foto sistemaanglo site

  

Sistema Anglo e CFJL : bem-vindo ao nosso mundo

Todos os acontecimentos que vivemos nos últimos anos decorrentes da pandemia nos desafiaram e ainda nos desafiam de inúmeras maneiras. Neste período, a escola ficou ainda mais presente na vida de alunos, professores e colaboradores, porque a sala de aula está dentro de nossa casa.  Agora, com o apoio ainda mais forte da tecnologia, estabelecemos mais que a conexão das redes virtuais. 

A cada aula, brilha forte aquela conexão entre a vontade de ensinar e o desejo de aprender sem a qual a educação não existe. E nada derruba essa conexão que acontece de dentro de casa e na Escola. Porque somos parte do Mundo Anglo. 

O Sistema Anglo possibilita o mapeamento de necessidades específicas de cada aluno. A metodologia “aula dada, aula estudada” ajuda a desenvolver o hábito do estudo, competências e habilidades, com foco na aprendizagem e desenvolvimento integral do estudante.

Com apostilas, cadernos de exercícios, plataforma e professores on-line, plano de estudos personalizado, o estudante cria o hábito do estudo e, o resultado não poderia ser diferente: com o CFJL, o estudante está entre os melhores, sempre!

Quando a aprendizagem ocorre de maneira profunda, ocorrem muitas transformações.  O mundo interno transforma-se. O mundo externo transforma-se. Isso é resultado.

Em nosso mundo, a tecnologia serve a esse propósito e nos propicia os meios para a nossa escola, no auge de seus 85 anos, continuar a acontecer.  Junto com as famílias, desenvolvemos competências e habilidades para a formação de um ser humano: autônomo, criativo, colaborativo, interativo, conhecedor de mundo, resiliente, respeitoso, crítico, pesquisador, comprometido, solidário e ético.

No nosso mundo, o saber permite que os desafios sejam vencidos com garra e que muitas realidades sejam transformadas para garantir um amanhã cada vez melhor.

 

 

 

O Programa de Robótica é desenvolvido em uma parceria entre CFJL e FAHOR com a proposta de ensinar aos alunos alguns conceitos básicos de mecânica, eletrônica e automação para poderem desenvolver experimentos relacionados  a robótica. Assim, o aprendizado de outras matérias curriculares como física e matemática, normalmente considerados mais complexos, torna-se mais dinâmico e fácil, além de estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.  

Os alunos têm aulas semanais no Laboratório de Robótica da FAHOR, com o acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação e com supervisão do coordenador do curso, realizando tarefas de configuração, programação e utilização de robôs, aprendendo sobre o funcionamento e a aplicabilidade das novas tecnologias que usam no dia-a-dia.