Como participar do Escola Aberta 2024

1º Passo
Consulte o Regulamento

Para iniciar seu projeto, comece lendo o regulamento da Escola Aberta, assim vai conhecer as regras

  Regulamento (CFJL)     Regulamento (Outras Escolas [em breve])

2º Passo
Inicie pela problematização

A problematização envolve algo ou alguma coisa que você deseja melhorar no seu meio, ou algum conteúdo/fenômeno que você deseja entender melhor.

Este envolve algo que se queira descobrir, investigar ou inventar, para isto geralmente parte-se de uma pergunta.

  Problema de Pesquisa em 4 passos

3º Passo
Grupo de Trabalho

Após identificar um problema, se for de seu desejo encontre parceiros para trabalhar com você, lembrando que na Escola Aberta para alunos de 6º e 7º ano os projetos podem ser desenvolvidos com 1 aluno ou até 4 alunos, para alunos do 8º ano ao até o ensino técnico os grupos podem ser formados a partir de 1 até 3 integrantes.

Para ajudar em seu trabalho busque um professor orientador, poderão ter também até 2 coorientadores.

É muito importante desenvolver seu projeto com pessoas que sejam comprometidas e interessadas no tema da pesquisa.

ATENÇÃO: O orientador deverá ser convidado e ter aceito o convite para assim fazer a inscrição.

4º Passo
Diário de Bordo

Para o desenvolvimento dos projetos se faz necessário um diário de bordo, sendo este um item obrigatório. Para fazer o mesmo é necessário registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. Você pode também organizar uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na sua pesquisa.

Registre todas as etapas realizadas de forma detalhada e precisa (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.

Atualmente existem vários tipos de apps de diário de bordo virtual! É possível, também, usar pastas e arquivos compartilhados em drives.

  Diário de Bordo fácil

5º Passo
Elabore o Resumo para a Inscrição

Atenção: Verifique no regulamento as palavras mínimas para cada categoria.

Para o resumo de inscrição do projeto, ( que pode ser melhorado e reescrito no relatório) como você ainda não o iniciou de fato, concentre-se em apresentar de forma sintética as etapas deste e deve ser capaz de responder às seguintes questões:

  1. Por que você quer realizar o projeto? (Objetivos ou Questões que poderão ser identificadas)
  2. O que você pode realizar no projeto? (Procedimentos e Métodos adotados): não detalhe os materiais que poderão ser utilizados, concentre-se em descrever os procedimentos que poderão ser realizados.
  3. Palavras-chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.
  4. Esta parte deverá constar no resumo final:
  5. Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
  6. Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões)
  7. IMPORTANTE
  8. O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto.
  9. O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto.
  10. O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite de palavras descrito no regulamento.
  11. O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no relatório do projeto.

Lembre-se que o resumo deverá ser inserido no momento de sua inscrição.

  Resumo científico: como fazer

6º Passo
Como Fazer sua Inscrição

Para fazer sua inscrição você deve entrar no portal do CFJL, ir até a página da escola aberta (você já está aqui).

Se o teu trabalho tem mais de um integrante, apenas 1 (um) faz a inscrição e informa os dados dos demais.

Para isto você deve ter os dados dos integrantes, como e-mail, telefone, resumo do trabalho, escolha do orientador e do eixo tecnológico que compreende a pesquisa.

  Inscreva-se

    6.1º Passo
    Inscrições Externas

Por questões de organização, a inscrição para outras escolas só estará disponível após a finalização das inscrições do CFJL

  Inscreva-se

7º Passo
Ética e Segurança

Para desenvolver seu trabalho fique atento ao regulamento da Escola Aberta e as normas brasileiras de metodologias e pesquisas científicas, pois algumas situações não são permitidas, tais como: dissecação de animais, manuseio de fogo e materiais potencialmente perigosos, etc.

8º Passo
Faça o Plano de Pesquisa

O planejamento é essencial numa iniciação científica, por isso antes de começar a executar experimentos, testes ou observações, faça o seu Plano de Pesquisa.

Um bom plano de pesquisa deve seguir alguns passos, os quais estão disponíveis no modelo disponibilizado.

  Projeto de Pesquisa (EXEMPLO)     Projeto de Pesquisa (TABELA)

9º Passo
Enriqueça seu Trabalho

Para o desenvolvimento do trabalho o norte deve ser o planejamento de acordo com o plano de pesquisa. Claro, que no decorrer do trabalho serão necessários ajustes no planejamento inicial. De toda forma, é muito importante que o projeto seja totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado pelo orientador/coorientador.

Para dar continuidade ao seu trabalho, faça pesquisas de campo, estatísticas, experimentos, demonstração, dentre outros. Saia do campo do imaginário e aplique seu trabalho em algo que possa ajudar o seu entorno.

Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas anotando detalhadamente e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.

10º Passo
Relatório de Pesquisa

O Relatório da Pesquisa é o documento no qual constam todos os dados das etapas da pesquisa e a descrição do que foi desenvolvido. Esse documento deve ser redigido de forma objetiva e clara, além de apresentar linguagem científica e conteúdo coerente com o trabalho realizado.

A apresentação do Relatório de Pesquisa deve seguir obrigatoriamente todas as especificações abaixo:

  • encadernação em espiral (feira presencial);
  • formatação: folha A4, texto fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 (cor preta), espaçamento 1,5, numeração de páginas.

Nota: não há limitação quanto ao número de páginas, porém sugere-se aproximadamente um mínimo de 20 e que não fique muito além de 30 páginas.

  Relatório de Pesquisa (Exemplo)