No momento em que a comunidade festeja mais uma conquista no campo educacional para Horizontina, ou seja, a criação da Faculdade e do Curso Superior em Engenharia Mecânica, é preciso que se diga, o quanto dos nossos sonhos estão presentes na concretização desse projeto. Não é difícil imaginar a potencialidade que o Colégio tem; a maturidade de uma escola faz com que ela perceba que a realidade educacional é bem mais complexa nos tempos em que vivemos. Em conseqüência, é preciso ser inovador, criativo, formular perguntas, cultivar a capacidade de sonhar grandes sonhos.
Todo projeto nasce de uma boa questão; no entanto, criar e inovar não são apenas lampejo, iluminação. É preciso suar, e muito, até a realização efetiva da criação. Assim ocorreu com esse projeto, que certamente marcará a história do Município. Ele não foi apenas um plano de trabalho, ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais em sua essência: foram horas incansáveis de estudos, reuniões, preocupações com o que se tinha e o que há de vir, até o momento de dar-lhe “forma” agregando perspectivas políticas, estéticas, afetivas e tecnológicas.
Na educação escolar também precisamos de parceiros. Os primeiros e mais naturais são aqueles que estão bem próximos de nós. O anseio da comunidade e a determinação de suas lideranças tornaram possível a sua realização, porque alguém um dia sonhou, desejou e não escondeu ou não desacreditou desse sonho, mas lutou, interagiu, tomou iniciativa, influenciou os outros e, principalmente, persistiu, não tendo medo de errar.
A dimensão desse passo, o futuro responderá; apostando na qualificação de sua gente, na definição de uma identidade regional, no contato com a comunidade e seus valores.
O Colégio Frederico Jorge Logemann acredita que as boas respostas não têm valor em si: elas nascem de perguntas corajosas, amplas, éticas e esperançosas; perguntas que contemplam as verdadeiras aspirações humanas.
Parabéns Horizontina!
Por: Profª Nadir Scholze
Colégio Frederico Jorge Logemann

Diretor Sedelmo e Prefeito Irineu Colato com a Portaria do MEC autorizando o Curso Superior de Engenharia Mecânica em Horizontina.