O CFJL está utilizando uma abordagem diferente e inovadora do processo de ensino aprendizagem de matemática, para estimular o gosto pelo estudo e facilitar a compreensão do conteúdo. Com o scratch, software de programação, a professora utiliza diversos recursos para ensinar sobre coordenadas cartesianas, ângulos, geometria analítica e geometria plana, bem como noções básicas da linguagem de programação. Além disso, ao realizar as atividades, os alunos aprendem estratégias para resolução de problemas e comunicação de ideias, e de uma forma mais avançada, construção de programas que coordenam simultaneamente animações, textos, músicas, sons e gráficos.

A professora Elaine Bortoli, que trouxe a novidade inicialmente para as turmas das 9ª séries, explica sobre os benefícios de se utilizar esta forma de ensino: “São perspectivas e possibilidades que podem potencializar o aprendizado visto também que não podemos fugir desta era em que a tecnologia é tão presente em nosso dia a dia. Assim, com as atividades práticas e orientadas subsidiamos a aprendizagem de conceitos matemáticos de maneira investigativa, criativa e desafiadora”.

Para o próximo ano, outras turmas também serão inseridas nestas atividades, aliando matemática com tecnologia, modernizando e fortalecendo as práticas educativas.