Alunos formandos do curso técnico em Mecânica do CFJL apresentaram seus trabalhos de estágio propondo soluções e melhorias em diversas atividades e áreas de trabalho, aplicando conhecimentos, habilidades, técnicas e competências adquiridos em sala de aula.

O grupo formado por Cleiton Winckelmann, Fernando Rafael Mendonça e Renan Weber fabricou um carro com rodízios capaz de suportar a necessidade de consumo de água dos animais, sem gerar desperdícios e reduzindo o esforço físico do agricultor ao transportar o reservatório entre os piquetes. O trabalho foi desenvolvido em uma propriedade que possui 21 piquetes e tem dificuldade na movimentação do reservatório de água nos piquetes para as vacas leiteiras.

Já o grupo de Alex Rafael Gasparetto, Carlos Eduardo Richter e Roberto De Carli realizaram seu trabalho em uma fábrica de calhas, fogões e chaminés. A empresa estava com dificuldades para fabricar o chapéu da chaminé em um processo de estamparia com matriz de repuxo-conformação de chapa. Os alunos propuseram à empresa que a fosse feita a fabricação de uma matriz de estampagem com prensa chapa e com estágios de conformação acionados através de conjunto de molas e o processo foi aprovado e com resultados positivos

Outra solução eficiente e eficaz foi apresentada pelos formandos Artur Berger, Willian Kretschmer e Willian Berger à uma empresa de transporte urbano, que faz a lavagem de peças dos ônibus em local aberto, sem proteção ao meio ambiente, utilizando pincéis, bandejas e solventes gerando desperdício de tempo um processo de limpeza inadequado. O grupo fabricou uma lavadora de peças com um reservatório para o solvente/óleo diesel, de aproximadamente 20 litros. O projeto em si consiste em elaborar uma estrutura de aço carbono, com uma pia de aço inoxidável, onde se utilizará uma bomba de uma máquina de lavar roupas, com conexões e ligações elétricas, contendo um filtro para limpeza da sujeira do solvente/óleo diesel, reaproveitado no processo de lavagem de peças.

A formatura desses alunos será nesta sexta-feira, dia 19, juntamente com estudantes dos cursos técnico em informática, técnico em contabilidade e as turmas do ensino médio.