Certificação da Cambridge University Press 

O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann é certificado pela editora britânica Cambridge University Press, que oficializa a Escola como parceira educacional tendo em vista o compromisso com a qualidade de ensino da língua inglesa e por compartilhar dos princípios éticos educacionais e socioambientais da Editora.

A Cambridge University Press é a editora mais antiga do mundo em operação contínua e a segunda maior editora universitária do mundo. Suas publicações são acompanhadas por um Conselho que mantém o alto padrão de seus materiais, utilizados pelas melhores escolas do mundo.

O CFJL utiliza os materiais didáticos da Cambridge Press nas aulas de língua inglesa, através de um projeto inovador, para introduzir o ensino da segunda língua de forma eficaz e contribuir com a capacidade do estudante de se comunicar de forma plena. 

A implementação curricular da língua inglesa iniciou em 2020 com as turmas da Educação Infantil - Jardim 2 e com a turma de 1º série do Ensino Fundamental, em 2021. Com aulas ministradas pelas professoras Cintia Andreia Didio Hartmann, Rosângela Marschner e Lara Cansi, o estudante do CFJL aprende inglês de forma dinâmica e prática.

O ensino de inglês e os materiais da Cambridge University Press permitem ao CFJL desenvolver as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhecendo a diversidade linguística e a vivência com experiências de comunicação nos diferentes níveis de aprendizagem. Trazendo ao estudante a possibilidade de interação social adequada aos diferentes contextos, estando preparado para atender a todas as habilidades linguísticas previstas na BNCC.

Quais são as habilidades linguísticas previstas na BNCC? 

Em inglês, as quatro habilidades são chamadas de listening, speaking, reading e writing. A seguir, explicamos melhor o que cada uma delas significa para quem deseja se comunicar nessa língua. Acompanhe!

Listening

Essa habilidade se refere à capacidade de entender o que é dito em inglês, não só distinguindo palavras e frases, mas também compreendendo rapidamente o seu significado.
Para quem ainda não desenvolveu o listening, uma fala em inglês parece apenas uma série de sons embaralhados. Assim, é preciso treinar o ouvido para que eles comecem a ficar mais claros e a fazer sentido.

Speaking

Certamente a habilidade mais almejada por muitas pessoas que decidem estudar esse idioma, o speaking é a capacidade de falar em inglês. Trata-se de algo que demanda, além de um bom vocabulário, o aprendizado de novos fonemas para que seja possível pronunciar as palavras claramente, de modo a serem compreendidas pelos interlocutores.

Reading

O reading é a capacidade de ler textos em inglês. Essa é uma das habilidades linguísticas mais buscadas por quem trabalha com documentos redigidos em inglês, por exemplo, e quem faz cursos de mestrado e doutorado que exigem muitas pesquisas em fontes internacionais.
De modo geral, o reading amplia o acesso ao conhecimento, uma vez que permite ler desde jornais e posts em redes sociais a livros e artigos científicos estrangeiros.

Writing

Essa habilidade possibilita que a pessoa escreva em inglês, o que faz com que seus textos possam ser lidos por um grande número de pessoas ao redor do mundo.
Para tanto, é importante ter um bom conhecimento de gramática da língua inglesa para não correr o risco de passar uma mensagem equivocada devido a erros aparentemente simples, como a ordem de cada elemento de uma frase, por exemplo.

Cambridge