No mundo das ideias existe um grande combate entre os defensores de Deus e os acusadores de que Deus é uma grande ilusão. 

Um pouco deste mal entendido é porque a reflexão sobre a ação de Deus na vida humana ocorre através da teologia. E, sendo assim, a Teologia é uma ciência que tem por objetivo o estudo e a reflexão sobre a vivência humana com Deus. A teo (Deus) logia ( estudo) não procura estudar Deus e seu mistério, mas, sim, como a vida pode tornar-se mais humana com mistério. 

 

"O papel da teologia é contribuir para que o mundo que está gerando a ciência seja mais humano" Físico Francisco Claro "A sociedade atual está centrada na inovação e no conhecimento. A ciência é um dado base do modelo de desenvolvimento e é muito relevante na vida cotidiana das pessoas. Hoje as percepções não baseadas na ciência perdem terreno", indicou o científico, atual decano da faculdade de educação da Universidade Católica do Chile. 

A Racionalização da fé, ou a mistificação da realidade são realidades que não auxiliam a vida cotidiana, pois independente do conhecimento, ou da fé, não nos livramos dos problemas, das dificuldades, da violência, das injustiças, do sofrimento e da morte. Pessoas com fé e sem ela passam pelas mesmas alamedas da dificuldade. O diferencial é que as pessoas com fé não se sentem abandonadas, perdidas e atormentadas, elas seguem com fé, esperança e amor. 

Em realidade, o problema não está entre as pessoas e Deus, o sagrado. O problema acontece entre as pessoas. E, assim, na desesperança é mais fácil achar um culpado, uma grande alienação, do que reconhecer erros, ter humildade para reconciliação, e ver que eu necessito dos outros e eles de mim. 

Se não consegues lidar bem com teu vizinho, teu familiar que está contigo fisicamente e cotidianamente, como poderás lidar com o sagrado que é imensurável?