O tema em estudo da 4ª série do Colégio Frederico Jorge Logemann na disciplina de história sob a coordenação da professora Maria Ester Ullmann, foi as Missões. Objetivando a reelaboração do conhecimento por parte dos alunos, foi realizada a viagem de estudo às Ruínas de São Miguel, com a finalidade de observar e coletar informações e, em seqüência, será elaborado um registro e realização do texto escrito, sistematizando as informações integrando-as ao estudo em processo.
Na visita ao Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, os alunos puderam conhecer os vestígios arquitetônicos e o acervo do Museu das Missões, projetado em 1940 pelo arquiteto Lúcio Costa. Também participaram da oficina de arqueologia, onde puderam observar na prática como é realizado o trabalho do arqueólogo, que nos últimos anos vem descobrindo objetos e utensílios que complementam as informações sobre o dia-a-dia nas Missões.
Estudar as Missões é reconhecer as marcas da cultura regional gaúcha, que integram a variedade de culturas da identidade brasileira.