O CFJL sedia hoje o 7º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, com o tema “Faça o bem para o lugar em que vivemos”. A realização é da CEPRO - Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação.

O evento visa fomentar a pesquisa técnica nas escolas integrantes da CEPRO, socializar o conhecimento produzido, capacitar para o aprender e empreender com sustentabilidade, incentivar projetos de desenvolvimento sustentável, e sensibilizar para identificação das necessidades da comunidade onde vivemos.

Na Arena CFJL, estão expostos para visitação 19 trabalhos como Triturador de papel, Hambúrguer de soja enriquecido com moringa oleífera, Tecnologias e inovações aplicadas através de próteses, Diabetes, Garagem prática, entre outros. E a partir das 18h, inicia a apresentação oficial dos trabalhos no auditório da escola.

Participam do fórum alunos e professores de 7 escolas da Rede Sinodal: CFJL, Colégio Evangélico Panambi, Colégio Sinodal Portão, Colégio Sinodal Progresso, Colégio Teutônia,  Instituição Evangélica de Novo Hamburgo,  Sociedade Educacional Três de Maio.

Do CFJL, são dois trabalhos participantes: “Lixo - pontos de coleta em Horizontina”, dos alunos Cleiton Sipp e Luiza Schubert, que visa promover a conscientização da população em geral sobre o destino correto dos diversos tipos de lixo, para promover a diminuição da poluição e de danos ao meio ambiente. Os alunos realizaram pesquisas para saber quais são as empresas que recolhem e recebem resíduos  na cidade, quais são os encaminhamentos e o destino correto para posteriormente, produzir materiais de divulgação; e “Gerador ACGRP”, de Guilherme de Campos e Patrick Alves , que á uma forma alternativa de produção de energia elétrica em rodovias com circulação intensa de veículos, por meio da transformação de energia cinética em energia elétrica, diminuindo impactos ambientais.

O trabalho destaque representará a Rede na Mostratec 2016.