O município de Independência realiza nestes dias 16 e 17 de maio, a sua 1ª Feira Municipal do Livro, no Salão Católico. E no dia de abertura da Feira, as alunas do Curso Normal do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann realizaram a Contação de Histórias, para os alunos da rede municipal de ensino daquela cidade.

A turma composta por 11 estudantes levou ao palco duas histórias da escritora gaúcha Léia Cassol: O Chá das Maravilhas e A menina do Cabelo Roxo no Reino de Walachay.

De acordo com a professora Elisiana Tischler Nedel, que ministra a disciplina de Didática da Linguagem, o público infantil é atraído pela expectativa das histórias que criam enredos de acordo com a imaginação de cada criança. “As atividades de contação de histórias leva as crianças a desenvolverem o seu imaginário e o papel do professor mediador é dar oportunidade para que a criança desenvolva construções significativas, sabendo ler e compreender o enredo que lhe é apresentado. Já para as nossas alunas, a experiência da Contação de Histórias desenvolve a criatividade, a espontaneidade e a expressão oral, que são requisitos importantes para o dia a dia do professor”, comentou Elisiana. 

As obras de Leia Cassol, utilizadas para a Contação de Histórias retratam aspectos de amizade, fantasia e valores.  As estudantes do Curso Normal desenvolvem técnicas de Contação de Histórias durante esta e outras disciplinas do Curso, que sempre oferece oportunidades para desenvolver a habilidade necessária nesse tipo de tarefa.