Incentivar a consciência ambiental nas crianças é fundamental para que elas cresçam em busca de um local melhor para viver, com menos lixo e poluição. É com este olhar que o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann estimula seus alunos a buscar alternativas para melhorar o lugar onde vivem. Com a proximidade da semana do Meio Ambiente, a professora Daiane Marholt e bolsista Ketlin Garbrecht iniciaram uma atividade com as crianças do Maternal I A.

Primeiramente, os alunos assistiram ao filme da Turma da Mônica, “Um plano para salvar o planeta”. A temática principal da animação está voltada para a separação do lixo. A professora Daiane explicou para os alunos sobre o reaproveitamento do lixo, principalmente dos resíduos orgânicos, que podem ser utilizados como alimento para outros animais ou se decompor e servir de adubo para plantas.

Para que algumas sobras de alimentos fossem reaproveitas pelo Maternal I A do CFJL, as professoras iniciaram o projeto de um minhocário, no momento, em um recipiente pequeno, que está na sala dos alunos. As minhocas foram procuradas no pátio da escola e os alimentos utilizados são cascas de frutas da “hora da frutinha”, que seriam descartadas. A terra resultante desta compostagem é um adubo muito bom, e será utilizado em algumas plantas.

Segundo Daiane, a turma está se mostrando muito empolgada com a iniciativa, todos ajudaram a encontrar as minhocas, colocar a terra no recipiente e aguardam ansiosos para ver o processo de decomposição. “Com esta atividade, a turma está aprendendo a fazer o reaproveitamento do lixo gerado por eles”, comenta a professora.