A partir deste ano, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann está iniciando o nivelamento do Inglês, com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Até o momento, as aulas eram realizadas com as séries completas, a partir de agora, cada turma será dividida em dois grupos, básico e avançado, de acordo com a competência linguística de cada aluno. As aulas de Inglês fazem parte dos componentes curriculares obrigatórios e são ministradas pelas professoras Daiana Diniz Quebing, Fabiane Klaus Löwe e Rosângela Marschner.

O método de ensino, por meio do conteúdo repassado não sofre alteração, mas é realizada uma abordagem diferenciada de atividades e linguagem. Para chegar à formação destes níveis com os alunos foram realizadas três etapas. A primeira e a segunda foram provas de nivelamento sobre a compreensão oral e interpretação de texto e gramática. Na terceira etapa foi analisado o perfil de cada aluno individualmente, junto à direção do CFJL.

Com esta iniciativa, a escola pretende que os alunos cheguem ao 3º ano do Ensino Médio preparados para o vestibular, Enem e mercado de trabalho. Está sendo seguido o padrão europeu de nivelamento e os alunos da 9ª série do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio vão realizar a prova de proficiência. Com um maior conhecimento de outra língua, os alunos também aumentam as possibilidades de intercâmbio, que são oferecidas pelo CFJL e pela FAHOR, além de outras Instituições de Ensino Superior que eles venham a frequentar.

Além do nivelamento, o CFJL oferece oficinas de Inglês e Alemão, em turno inverso às aulas, para quem desejar profundar-se ainda mais ou começar a aprender uma segunda língua. Estas oficinas também estão disponíveis para a comunidade em geral, basta informar-se na secretaria da escola.