Desde o início do ano letivo, a turma do Maternal II da tarde, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann estuda o corpo humano. As atividades propostas pela professora Ana Maria Balsan Bozzetto e pelas auxiliares Maria Eduarda e Bárbara tem como objetivo promover o conhecimento do ser humano, a partir do ensino sobre seu corpo, dos conceitos de higiene e saúde.

 A atividade iniciou com a análise da obra do artista Candido Portinari, que retrata crianças brincando de roda. A partir da obra, a professora Ana explicou para a turma como se deve brincar, com respeito aos colegas e com organização de uma rotina. Após a atividade inicial, os alunos realizaram desenhos dos seus corpos em tamanho real, moldaram com massinha de modelar e fizeram seus rostos com materiais alternativos. A sala de aula da turma também conta com cartazes sobre o corpo humano, para que os alunos possam visualizar o que estão estudando.

Outras atividades também são baseadas em obras, como o livro “O sorriso de Luiz”, do autor Ziraldo, em que os alunos descobriram o verdadeiro sentido do sorriso e puderam verificar que a boca é a responsável por sentir os sabores. Já a obra do autor, “Os dez amigos” permitiu que as crianças conhecessem os nomes dos dedos por meio de música. Os alunos também fizeram uma cópia de suas mãos para enfeitar seus dedos e acariciaram os colegas com uma massagem, pois mãos também servem para fazer carinho.

Agora, os alunos trabalham algumas partes específicas do corpo humano e já visitaram o Laboratório de Ciências da escola, para ver o corpo por dentro. A turma descobriu que na cabeça é onde fica o cérebro, por exemplo, que é o responsável pelos pensamentos. Em sala de aula, a turma aprende com atividades práticas sobre o sistema respiratório e urinário.

Muitas atividades ainda serão desenvolvidas, tudo preparado de acordo com a idade dos alunos, que é de 4 anos.

n 1575

n 1576

n 1577