As estudantes do 4º ano do Curso Normal, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann confeccionaram e apresentaram algumas brincadeiras já conhecidas por muitas pessoas, e que auxiliam no desenvolvimento dos alunos de séries iniciais. A atividade foi proposta pela professora Cláudia Beatriz Roth, na disciplina de Didática da Educação Física.

   A atividade consistiu na construção de brinquedos a partir de materiais simples e reutilizados, que auxiliam as normalistas na criatividade e desenvolvimento de ações, que podem ser realizadas com seus futuros alunos. Foram confeccionados três jogos: giroscópio ou gira-gira, 5 Marias e Imagem X Ação.

   Para a professora Cláudia é muito importante que as estudantes tenham contato com atividades práticas, que desenvolvem a criatividade, conscientização ambiental e organização. “Em relação aos jogos, para as crianças, são grandes aliados na aprendizagem cognitiva, motora, afetiva e social. O brincar estabelece uma relação com o mundo e supera dificuldades, além disso, a interação com o brinquedo e com os colegas desenvolve a imaginação, a criatividade e aprimora as habilidades”, explica a professora.

   O estudo destas brincadeiras também irá auxiliar nas práticas pedagógicas, que as alunas irão realizar em breve, em escolas de Ensino Fundamental. Em sala de aula, as estudantes terão que construir com a turma um jogo ou um brinquedo, a partir de um tema que irão trabalhar com os alunos.

Confira também o álbum completo:albuns.cfjl.com.br

n 1598

n 1599

n 1600