A atividade prática realizada pela turma do 1º ano do Ensino Médio do CFJL, no Laboratório de Química da FAHOR foi acompanhada pela professora Sheila Bonetti. A turma observou uma reação de oxiredução em que o zinco de uma solução, reage com o cobre presente nas moedas e com um processo de aquecimento, a moeda muda de cor, ficando prata e depois dourada.  “É uma reação linda, que encantou os alunos”, destacou a professora.

Na atividade, a professora compartilhou com os alunos conhecimentos sobre a Alquimia, uma prática que combina elementos da Física, Medicina, Semiótica, Misticismo, Espiritualismo, Arte, Química,Antropologia, Astrologia, Filosofia, Metalurgia e Matemática e mexe com o imaginário de muitas pessoas, principalmente pelo misticismo.

A professora Scheila Bonetti explica que existem quatro objetivos principais na prática da Alquimia. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro e outro, a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as doenças, até a pior de todas (a morte), e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Esses dois objetivos poderiam ser alcançados ao obter a Pedra Filosofal, uma substância mística. O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente.

É reconhecida, apesar de não ter caráter científico, a Alquimia como uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela Química. 

A professora explicou aos alunos da turma do 1º ano do Ensino Médio que essa ideia da transformação de metais em ouro, pode estar diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência. A pedra seria a mente "ignorante" que é transformada em "ouro", ou seja, sabedoria. 

 

n 1644n 1645