Entre os conteúdos da disciplina de Sociologia, para o 2º ano do Ensino Médio, estão três modos de produção industrial utilizadas no Capitalismo: Taylorismo, Fordismo e o Toyotismo. A disciplina é ministrada pelo professor Airton Tolfo, que após o estudo teórico destes modo de produção, desafiou os estudantes a produzirem maquetes.

Os três modos têm diferenças estruturais no processo como os produtos são feitos, o ritmo de trabalho, o papel do funcionário, os objetivos, entre outros. O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de produção. O primeiro iniciou o período de produção industrial, organizando o trabalho de modo a obter grande produtividade. O Fordismo manteve o mecanismo de produção e organização, porém adicionou a esteira rolante, ditando um novo ritmo de trabalho. O Toyotismo, por sua vez, se concentrou no aspecto da cultura organizacional e sua importância para a competitividade de uma empresa.

O professor Airton explica que o papel importante nesses aspectos é o aluno poder perceber as diferenças no processo do trabalho. “Os estudantes tiveram como objetivo pesquisar sobre o assunto, montar uma maquete sobre o material coletado e apresentar para os demais, como uma forma de troca de saberes. O trabalho foi muito produtivo e viável para o momento”, afirma Tolfo.

Confira o álbum de fotos: albuns.cfjl.com.br

n 1774