n 1784 

Dois grupos de estudantes do CFJL tiveram seus trabalhos de pesquisa selecionados para participar da Mostratec, realizada em Novo Hamburgo. O evento destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

As estudantes do CFJL, Nathália Adiers e Eduarda Balbinot afirmam que a participação no evento fez com que elas tivessem motivação para continuar pesquisando e receberam muitas dicas de outros estudantes, seja para melhoria de seus trabalhos, de melhorar a pesquisa e de apresentações dos trabalhos. Na Mostratec todos os trabalhos expostos também foram avaliados por uma banca de professores, onde os alunos expuseram banners dos projetos e apresentaram oralmente suas pesquisas e resultados.

“Participar da Mostratec foi como estar dentro de um “mundo de oportunidades”, pois lá você percebe o poder que tem para mudar e melhorar o meio em que vive de alguma forma. Além disso, o intercâmbio cultural do qual você se depara, faz com que você saia um pouco de suas tradições para dar espaço a novas visões e experiências, e ao mesmo tempo, poder compartilhar suas vivências com orgulho e felicidade. A feira trouxe motivação para continuar evoluindo como ser humano e como pesquisador”, afirmou Nathália, do 2º A.

 Para Eduarda Balbinot, uma das suas melhores experiências escolares foi participar da Mostratec. “Ela se tornou um desafio para o qual vínhamos treinando durante a Escola Aberta, e uma oportunidade de demonstrar todo o trabalho desenvolvido por nós até então. O melhor de tudo foi adquirir todo o conhecimento ali passado pelos participantes e avaliadores, além das propostas de melhorias que surgiram com o intuito de engrandecer o trabalho. Com certeza foi um grande incentivo para aprofundar-se ainda mais na pesquisa e abrir os olhos para as grandes oportunidades que podemos “agarrar”,”, disse Eduarda.

Os trabalhos expostos na Feira, foram: HAMMER - Horta Automática; dos alunos: Felipe Rafael Furtado, Luca de Lima Bianchi e Bernardo Canterle de Oliveira, e O PRECONCEITO ENRAIZADO NA CULTURA,  das alunas: Eduarda Letícia Balbinot, Nathália Raquel Adiers e Amanda Luíza Ferreira Dockhorn. Os alunos foram acompanhados pela professora Sheila Bonetti.