O poder da transformAÇÃO através da leitura e do conhecimento

Muita leitura, imaginação criatividade e interatividade fizeram parte da Semana Literária 2019, realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Neste ano, além dos três dias de programação, tivemos mais dois encontros e atividades relacionadas à semana. As abordagens do evento sempre estão ligadas ao tem “O poder da transformAÇÃO através da leitura e do conhecimento”. 

Além da temática central, o evento também fez abordagens ligadas às obras de Machado de Assis, em referência aos 180 anos do autor. Para isso, a primeira atividade foi realizada no dia 9 de outubro, para o Ensino Médio, com a presença do escritor e roteirista Luiz Antonio Aguiar, que traz em suas obras algumas menções Machadistas.

Mais próximo da Semana Literária, no dia 25, os estudantes do 3º ano B receberam o professor Dr. Pablo Bened, para uma conversa sobre “Poesia, escola e contemporaneidade”. Neste dia, os estudantes também realizaram um debate literário.

Já nos três dias principais do evento, as atrações foram diversas. A atividade mais esperada é sempre a presença de um autor e, neste ano, os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental puderam ler, aprender e se divertir com Léia Cassol. Foram realizadas muitas atividade envolvendo obras da autora, desde o início do segundo semestre.

Além da presença de autores, outras atividades também fazem parte da Semana Literária: exibição de curtas produzidos pelos estudante, neste ano em alusão aos 180 anos de Machado de Assis; teatro sobre obras de Léia Cassol, comercialização de livros, rodas de conversa, cine fórum, além de muito incentivo à leitura.

n 1985Léia Cassol

n 1986Pablo Berned

n 1987Luiz Antonio Aguiar