Com ações diversas, projeto coloca os estudantes como gestores de suas vidas

O Ensino Médio é um período de muitas expectativas, descobertas e ansiedade. Um momento de transição, de muitas decisões, em que se começa a deixar de lado as brincadeiras da infância para projetar a vida profissional, desenhar o futuro pessoal. Ciclos que precisam ser repletos de aprendizados e marcar positivamente a vida de cada estudante. Em meio aos questionamentos, a escola tem uma função essencial, ajudando a sanar dúvidas e despertar olhares para caminhos promissores.

Este é um tempo em que se fortalece a identidade pessoal e a profissional. Pensar sobre o futuro é fundamental nesta fase: Quem sou? O que quero ser? Qual é o meu projeto de vida? Como posso usar a formação escolar para interagir com o mundo? Para auxiliar os estudantes neste processo, o CFJL lança um novo projeto: A vida em minhas mãos (VEEM). Um conjunto de atividades, algumas já realizadas e outras ações novas, orientam os estudantes neste período na construção de seus projetos de vida. O projeto também possui embasamento e está de acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CFJL.

O VEEM parte de diversas questões norteadoras, como por exemplo, os alunos precisam (re)descobrir a relevância do estudo; necessitam de momentos e ambientes  de muito diálogo esclarecedor; buscam acompanhamento. Esta proposta que estimula a educação, o empoderamento e o protagonismo, que coloca os estudantes como gestores de suas vidas.

O projeto já foi socializado com as turmas e docentes. A próxima ação será realizada online, no dia 24 de setembro, com todas as turmas do Ensino Médio.  O “Papo Cabeça” conta com a participação do horizontinense Cristiano Kruel, atualmente líder de inovação da StartSe, uma escola de negócios voltada para empresas e profissionais que buscam competitividade e relevância na nova economia.

Além do evento “Papo Cabeça”, outros estão previstos na modalidade online e/ou presencial, sendo divulgados aos estudantes conforme calendário. Em novembro acontecerão inúmeras conversas com profissionais de diversas áreas. Fique atento! Fique por dentro! Afinal, a vida está em nossas mãos! 

 

n 2081