A pesquisa de Giovana Bachmann da Silva alcançou o 4º lugar na categoria Engenharia Ambiental e Sanitária

A estudante do 2º ano A do CFJL, Giovana Bachmann da Silva, participou da Mostratec Virtual 2020 (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), com a pesquisa intitulada “Filme plástico biodegradável produzido a partir da biossíntese de celulose bacteriana utilizando resíduos agroindustriais”. A estudante foi orientada pelas professoras Sheila Bonetti (Química) e Cláudia Schneider (Biologia). O CFJL é instituição afiliada à Mostra e, com isso, pode indicar um trabalho para participar, que sempre é selecionado a partir das pesquisas apresentadas na Escola Aberta. 

Com a pesquisa, Giovana alcançou o 4º lugar na categoria Engenharia Ambiental e Sanitária. A estudante foi avaliada por sete jurados da área de conhecimento e, também, uma apresentação gravada foi disponibilizada ao público, que também pode contribuir com o voto e comentários. Quem tiver interesse em assistir à apresentação, está disponível no link: https://www.virtual.mostratec.com.br

Segundo Giovana relata em sua pesquisa, o objetivo é “promover o aproveitamento de resíduos agroindustriais e propor uma alternativa aos materiais plásticos existentes, transformando a celulose bacteriana em embalagens plásticas que não causam danos ao meio ambiente e os seres vivos, auxiliando no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável”.

A professora Sheila relata que, junto com a professora Cláudia, buscam auxiliar Giovana na pesquisa desde 2019. “Foram diversas tentativas para que a pesquisa desse certo. Ainda temos muito pela frente, pois o trabalho é inicial, mas temos certeza que teremos resultados muito significativos ainda. Este ano, apesar da distância a Giovana foi muito dedicada, sempre que tinha dúvidas chamava”, afirma Sheila.

Giovana explica que pretende dar continuidade ao projeto. “Ele está em estágio inicial e ainda há bastante coisa que precisa ser feita, visto que até o momento ele foi desenvolvido totalmente em ambiente doméstico. Espero que no próximo ano seja possível realizar análises em laboratórios, para que eu consiga resultados mais concretos e, até mesmo, realizar parcerias com empresas que possam me auxiliar no desenvolvimento da pesquisa”, comenta a estudante.

n 2109

n 2110