n0007 3

Iniciou na segunda-feira, dia 8 e segue até sexta-feira, dia 12, a Semana Pedagógica do CFJL, que reúne os docentes de todos os níveis para estudo, reflexão, integração e preparação para o ano letivo de 2021.

Neste ano o destaque é a formação profissional dividida em diversos temas, que vão desde o conhecimento profundo do Projeto Político Pedagógico do CFJL e a utilização de novas ferramentas, novos comportamentos e novas atitudes  digitais para a prática do dia a dia em sala de aula, o que se refere ao tema deste ano que é “Estar e Ser CFJL: transformar o aluno em protagonista da escola digital”.

Na acolhida, as boas vindas iniciaram com as coordenadoras da Educação Infantil, Rosimeri Henn, do Ensino Fundamental, Sônia Bianchi e do Ensino Médio, Maria Aparecida de Andrade, seguida de uma mensagem do Diretor do CFJL, professor Sedelmo Desbessel, e uma bela canção interpretada pelos professores Cleverton Ströher e Francis Vidal. Um momento especial de meditação da Pastoral, realizada pelo professor e catequista Cláudio Giovani Becker.

A orientadora educacional Aline Riffel refletiu com os colegas sobre tudo aquilo que trazem na bagagem de 2020 e o que querem levar na mochila para 2021, reforçando os inúmeros desafios enfrentados desde o último ano e como essas transformações vão impactar o novo ano letivo, tanto na vida dos professores como na vida dos estudantes. 

n0007 4

As atividades de formação profissional incluem o compartilhamento de saberes entre os docentes do CFJL que foram desafiados a criar Workshops dentro de suas especialidades, como jogos colaborativos, pesquisa e autonomia nos estudos, e também  palestras on-line que tratam sobre o ensino híbrido, professor digital e novas ferramentas para a criação  e preparação das aulas ampliando o uso das metodologias ativas.

Ainda estão previstas atividades lúdicas organizadas pela Pastoral e Coordenadoras  e uma participação especial do diretor Sedelmo Desbessel, para encerrar a Semana Pedagógica, no dia 12, que vai abordar sobre “Ser CFJL”.

n0007 5

n0007 2