O Projeto Escola Aberta do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann é uma das atividades que desenvolve de forma real o intuito da educação: seu papel transformador de vidas, comportamentos, habilidades e de criador de soluções para o cotidiano. É um espaço onde os estudantes mostram tudo aquilo que aprenderam e as relações que fazem entre conceitos, teorias, métodos, ferramentas e o mundo.

Neste ano de 2021 o tema da Escola Aberta é “Das artes às ciências: A pesquisa transformando o mundo”, e foi apresentado pela  professora Diane Zientarski aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.  De acordo com a coordenação deste projeto, o intuito deste tema é despertar nos estudantes o desejo pela busca de melhorias para o bem-estar do ser humano, dos animais e do meio ambiente e criar estratégias de resolução de problemas, além de estimular o uso tecnológico em benefício do desenvolvimento e evolução da vida.

“Este tema gerador, busca ampliar o horizonte das pesquisas, visto que nossa evolução parte da criatividade e curiosidade, desta forma, podendo ir ao encontro com  a vida do educando, e a vida de qualquer ser, envolvendo todas as áreas do conhecimento”, destacou a professora Diane .

Para participar da Escola Aberta os estudantes podem fazer grupos de até três componentes do mesmo ano escolar e, após o trabalho de pesquisa e de relatórios que devem ser entregues em datas estipuladas, encontrar uma maneira criativa e atrativa para apresentação do assunto pesquisado. As pesquisas podem ser apresentadas em forma de protótipos, textos, maquetes, vídeos, e o que mais a criatividade permitir.

As orientações para o plano de pesquisa com os professores orientadores iniciam na segunda-feira, dia 12 de abril e a entrega da 1ª versão do plano de pesquisa será dia 30 de abril. A apresentação das pesquisas e trabalhos da Escola Aberta deste ano será nos dias 2 e 3 de julho de 2021.

 n0039

Em 2020, o eveto foi realizado on-line pela primeira vez e a Premiação ocorreu no retorno das aulas presenciais