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Com o retorno das aulas presenciais os estudantes do Ensino Médio do CFJL foram motivados a participar de algumas olimpíadas científicas brasileiras, possibilitando a eles e aos professores novas descobertas, novas ideias, novas técnicas de estudo e mais conhecimento.

A primeira a acontecer foi a Olimpíada Brasileira de Biologia que ocorre anualmente e a prova é elaborada pelo Instituto Butantan. A professora Cláudia Schneider, que motiva a participação dos estudantes nesses desafios explica que  os alunos do Terceirão A e B e do 2º A, responderam 30 questões de múltipla-escolha que abordaram conteúdos nas áreas de: Citologia; Botânica; Zoologia; Anatomia, Histologia, Fisiologia e Embriologia Animal; Genética e Evolução; Ecologia; Etologia; Biossistemática e Noções de Farmacologia.

A primeira fase aconteceu no dia 30 de abril e foi aplicada em todas as escolas do Brasil no horário determinado pelos organizadores. Em 2021 participaram da OBB mais de 41 mil alunos de 1.271 escolas.

A próxima competição será enfrentada pelos estudantes do 2º A e 2º B no Desafio Nacional Acadêmico (DNA), que é uma maratona do conhecimento. “Esse Desafio é composto por três fases, onde os estudantes formam equipes com cinco integrantes e orientados por um professor, para resolver tarefas de conhecimento geral e enigmas. A primeira fase é composta de 110 questões e será realizada nos dias 12 e 13 de junho. A 3ª fase será no dia 19 de junho”, destaca a professora. 

No 2º semestre, em agosto, todas as turmas do Ensino Médio participarão da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que integra o Programa Ciência na Escola, uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

“Participar de uma Olimpíada do Conhecimento é uma oportunidade para os estudantes interagirem com Universidades, valorizar o ensino científico e descobrir talentos nas mais diversas áreas do conhecimento. Todos os estudantes do Ensino Médio do CFJL merecem ser parabenizados por aceitarem novos desafios e oportunidade Essa participação fará uma grande diferença na vida acadêmica e profissional de cada um. É uma satisfação participar e acompanhar o desenvolvimento de cada estudante”, destacou a professora.

Neste retorno à presencialidade os alunos do ensino Médio do CFJL estão tendo aulas na FAHOR, nos ambientes do Campus Arnoldo Schneider.

 

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