n0062 2

Podemos resumir a germinação como o processo de transformação da semente em uma nova planta. Esse ciclo importante traz vida e manter os cuidados com o meio ambiente significa ter mais vida, por mais tempo. Para que as crianças compreendam a importância desse ciclo, o respeito à vida e aos seres vivos, a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Angeolaidi Pereira explorou o processo de germinação de sementes de forma lúdica e divertida,  com a produção de um boneco com cabeça de alpiste.

O Boneco Ecológico foi uma atividade que envolveu as famílias, pois foi realizada como uma tarefa de casa, onde todos os alunos da Turma participaram. A sugestão de plantas foram as de alpiste ou painço, uma vez que suas sementes apresentam um crescimento rápido e fácil de ser observado.

“Confeccionar um boneco ecológico  é uma forma de despertar a curiosidade dos alunos para a importância do meio ambiente em suas vidas. A preservação do meio ambiente é muito importante para que possamos ter, no futuro, um mundo mais limpo e rico em recursos naturais. E a preocupação com o meio ambiente e a conscientização deve envolver toda a sociedade, inclusive nossas crianças que devem observar os seres vivo com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação”, destacou a professora.

E a atividade foi surpreendente também pela criatividade dos estudantes que deram vida aos bonecos em suas diversas formas, caretas, estilos e tamanhos, conforme podem ser vistos no nosso álbum de fotos. 

n0062 1