Até pouco tempo atrás era comum alguns jovens questionar alguns aprendizados em sala de aula, como o uso de algumas fórmulas e algumas regras difíceis de vê-las aplicadas ao dia a dia. No CFJL, as mudanças já vinham ocorrendo há alguns anos e em 2022, o Novo Ensino Médio traz uma nova perspectiva para o aprendizado.

De acordo com a professora Maria Aparecida Berwanger de Andrade, coordenadora do Ensino Médio, a proposta pedagógica do CFJL para o Ensino Médio foi elaborada de modo a traduzir a concepção geral de cada área, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com alguns princípios norteadores, como: uma educação mais conectada com o mundo atual; maior enfoque no protagonismo do estudante; formação voltada para o mundo do trabalho e a vida em sociedade; possibilidade de escolha na área de maior interesse e desenvolvimento do projeto de vida.

Dessa forma, foi realizada uma pesquisa com os estudantes de 9º ano de escolas da região para entender o que eles estavam buscando e entender suas expectativas, para oferecer uma proposta que fizesse sentido aos sonhos dessa nova geração. Para atender a tais princípios, a carga horária foi dividida em duas frentes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, os quais permitem acolher as diferentes juventudes e suas preferências.

“O CFJL, reconhecendo esse cenário contemporâneo, busca se aproximar da realidade desses estudantes e atender às demandas da sociedade, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada, sendo um suporte para vida futura. Atividades, conteúdos e vivências conectadas ao dia a dia do estudante e que auxiliem a realizar os sonhos de cada um, contribuindo com a definição de metas, em conjunto com nossa equipe, para obter o resultado esperado ao findar o Terceirão”, explicou a professora.

De forma resumida, o Novo ensino Médio do CFJL terá um itinerário comum a todos os estudantes, de Formação Geral Básica- FGB  ( são os componentes curriculares básicos da BNCC) e dois Itinerários Formativos (optativos, ou seja, o aluno pode escolher e mudar a cada ano, pois a matrícula no CFJL é anual).

E, também participará de Cursos Eletivos: sendo as disciplinas de Filosofia e Educação Fìsica somente no 1º ano do ensino Médio; Sociologia no 2º ano e no 3º ano, completa a grade curricular outras atividades esportivas que são ofertadas em forma de oficinas, como Voleibol, Futsal, Atletismo e Dança.

As aulas do Novo Ensino Médio ocorrem todas as manhãs e em duas tardes, pois a carga horária já teve um aumento e será gradativo nos próximos anos também. “Precisamos destacar ainda que tanto os itinerários como a nossa base da FGB são totalmente diferentes das outras escolas, muito diversificado com a carga horária de 35 horas por semana. Além disso, temos um grupo de professores capacitados, preparados para esse novo jeito de ensinar e aprender, com um material didático diferenciado, que priorizam o projeto de vida dos nossos alunos”, destacou a coordenadora, Maria Aparecida.

 

4

 

Itinerários Formativos

No itinerário de FGB, o estudante participará de núcleos de estudos e criação, observatórios, workshops, em que poderá analisar textos diversos, propagandas, entre outras produções, além de vivenciar uma outra língua -  o “Inglês” que o conectará com diferentes possibilidades de conhecer, ser e estar no mundo. Serão produzidos projetos empreendedores, práticas de educação financeira, uso de aplicativos e programas para criar e recriar conteúdos midiáticos, desenvolvimento da colaboração, da criatividade, do pensamento crítico e do senso estético. Com essa jornada, o estudante poderá ampliar o autoconhecimento, fazer escolhas, empreender suas próprias ideias em sua vida pessoal.

Já os itinerários que podem ser escolhidos entre um ou outro, são: Sociedades em Rede: Estudos, Debates e Cultura, que envolve conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Área das Linguagens e suas tecnologias; ou Investigação, Experimentação e Tecnologia: Intervenção no Cotidiano, que envolve conhecimento das áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Para conhecer cada um deles, clique aqui neste link e saiba todos os detalhes.

 

 

5

 

6

 

7