O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL) promoveu na última semana a 14ª edição da Escola Aberta, com o tema “O mundo pelo olhar da Ciência: para enxergar claro, basta mudar a direção do olhar”. O evento reuniu 116 projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio, valorizando a pesquisa e o interesse pela iniciação científica. Os estudantes da educação infantil também apresentaram seus trabalhos
A proposta do evento é oferecer aos alunos um ambiente de estímulo à investigação, à cooperação e à construção de saberes, possibilitando apresentações que unem criatividade, interdisciplinaridade e contextualização. Durante as apresentações, os estudantes demonstraram segurança, domínio de conteúdo e vocabulário, fruto de um trabalho que envolve desde a escolha do tema, pesquisa e análise de dados até a redação e apresentação final.
A edição deste ano também contou com a participação especial de um projeto da Escola Estadual de Ensino Básico Albino Fantin, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a integração entre instituições.
Com o intuito de aprimorar a aprendizagem, a proposta da Escola Aberta estimula a investigação, a cooperação e a socialização nas mais diversas áreas do conhecimento, possibilitando a construção e o desenvolvimento de saberes de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada.
Através das avaliações os projetos da Escola Aberta com melhor desempenho são selecionados para representar a escola em importantes eventos de divulgação científica:
· 2 trabalhos do Ensino Médio para o Fórum de Iniciação Científica da Rede Sinodal;
· 2 trabalhos do Ensino Médio para a MOSTRATEC;
· 2 trabalhos do Ensino Fundamental para a MOSTRATEC;
· 2 trabalhos do Ensino Médio para a FEMIC - MG (online);
· 1 trabalho do Ensino Fundamental para a FEMIC - MG (online).
A MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, organizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo (RS), e representa uma oportunidade única para os estudantes apresentarem suas pesquisas a um público nacional e internacional.
O CFJL reafirma, assim, seu compromisso com a formação de jovens pesquisadores, capazes de olhar o mundo com curiosidade, criticidade e criatividade, preparados para contribuir com soluções inovadoras para a sociedade.